Apresentando

Minha foto
Votuporanga/ Palmas PR, Sao Paulo, Brazil
Sou Graduado em Serviço Social, Atualmente atuo como assistente social e coordenado do CRAS Santuário em Palmas Paraná. Sou uma pessoa que adora lutar por meus ideais, adoro movimentos sociais,amo realizar articulações regionais, sou sincero, simpatico e um poquinho sistematico. Tive a oportunidade de participar no Projeto Rondon em 2009, Operação Centro-nordeste, na qualidade de Rondonista, projeto desenvolvido pelo Centro Universitario de votuporanga - UNIFEV - SP. telefones para a contato:: 46- 88174663 da oper claro ; e 46 91296944 ope. vivo

domingo, 7 de fevereiro de 2010

ESBOÇO SOBRE ATUAÇÃO E ATIVIDADES DO PROJETO RONDON DESENVOLVIDA NO MUNICIPIO DE IBATEGUARA - ALAGOAS

Descrevi aqui um sintese de todas as atividades ao qual desenvolvi no municpio de Ibateguara - AL, onde particpei como Rondonista pelo Projeto Rondon.

O QUE FOI FEITO EM IBATEGUARA NA AREA DE SERVIÇO SOCIAL?



Foram realizadas duas reuniões com a Secretaria de Assistência Social D. Marluce, junto com a Assistente Social Emanuel, responsável pelo CRAS. A primeira reunião teve com pauta principal a instalação dos trabalhos a serem realizados no município de Ibateguara, onde foi apresentada a proposta de capacitações e orientações, onde a mesma se demonstrou empenhada em se comunicar com os interessados a fim de convidar para participarem das palestras.

A segunda reunião que teve em seu gabinete, teve como pauta o conhecimento das atividades da área da Assistência Social, como forma de conhecimento do territorialização das atividades do município, onde sugeri a criação de um consorcio entre os municípios da região, para implantação de um CREAS – Centro de Referencia Especializada de Assistência Social, com enfoque de instalação no município de União dos Palmares, pois a mesma cidade referida, é utilizado como referencia de todos os municípios de pequeno porte daquela região.

Em uma tarde saímos todos do grupo juntos para conhecer o Projeto Municipal chamado “Barriga Cheia”, que proporcionar a população toda uma infra-estrutura a fim de garantir a segurança alimentar daquela população, que também este localizado próximo ao bairro mais pobre de Ibateguara, onde caminhamos por toda a comunidade do referido bairro, dialogando e convidando a população para participarem das atividades que seriam desenvolvidas no município. Esta tarde referenciada com grande riqueza, pois a realidade demonstrada pela comunidade, nos chamou muito a atenção, pois são casa muitos simples, pequenas, com pouca ventilação e outra realidade a que vimos foram o grande numero de crianças e de mães jovens e mães adolescentes, onde uma mãe ao saber de algumas das atividades, solicitou que orientasse sua filha mais novas de apenas 16 anos, que já possui um filho de 2 anos, que esta querendo engravidar novamente.

A cidade é composta de 3 povoados, sendo eles Canastra, Roçadinho e Bastiões, porem apenas fomos conhecer a realidade do povoado de Roçadinho, onde nos deparamos com pessoas simples, porem muitos receptivos com a nossa presença. Neste povoado se encontra muitas casas d e “pau a pique”, outro fato ao que nos deixou atentos, foi a questão do descaso com o povoado, devido ao fato de serem localizados a 6 km do município. A população muito mais carente que a do município, ao conversar com alguns jovens observei que o numero de repetências escolares é um pouco elevado, devido a falta de estimulo ao estudo. A população vive do trabalho da cana de açúcar, uma atividade predominante em todo o município e principal fonte de recurso da população. O numero de Bolsa família e BPC e bastante elevado no município.

Conversei também com a coordenadora do programa Bolsa Família no Município, D. Cleonilda, onde deixei algumas orientações sobre as instancias de fiscalização do Programa Bolsa Família e também uma Cartilha publicada recentemente pelo TCU – Tribunal de Contas da União, onde se encontra toda as informações que se deve verificar para eventuais fiscalizações do TCU, onde a mesma ficou bastante agradecida já que o município já teve fiscalização da Corregedoria da Geral da União – CGU.

As atividades propostas ao município tiveram sua realização de forma gradativa, já que a cidade estava em rítimo de comemoração de uma festa muito tradicional do município, a festa do padroeiro, e a participação e interesse da população foi gradativamente. A capacitação para conselheiros municipais, foi avaliada pelos mesmos como bastante relevante e de entendimento muito satisfatório pelos mesmos, onde foi se entendida uma outra capacitação em especifico aos conselheiros tutelares e conselhos de direitos e defesa da criança e do adolescente, onde o ator principal de debate foi a atuação do conselho tutelar, ponto estratégico ao qual decidi trabalhar com enfoque maior, devido a realidade do município. Desta capacitação foi extraído um Plano de Ação para o Conselho, onde os mesmo elencaram as principais dificuldades existente no município e formas de superação de tais dificuldades. O município é de pequeno porte, porem com ações muitos complicadas e de grande numero, onde se nota a necessidade de interação entre Órgão Gestor com fiscalização e disponibilização de meios para que efetuem seu trabalho e do Conselho Tutelar com mais dinamismo nas atividades e motivação para trabalhar em forma de garantir os direitos de nossa juventude.

A segunda capacitação, a de Violência Domestica que foi proferida aos agentes de Saúde, teve também grande aceitabilidade e interesse dos mesmo, onde o ponto principal de debate foi a violência contra mulheres, que teve um depoimento de uma agente de saúde, onde a mesma que já passou por este tipo de violência, esclareceu a todos ali presente o sentimento de uma mulher violentada e sua recuperação a este determinado assunto com salva de palmas por todos que não conheciam a realidade e como se da a superação pela mulher.

A terceira capacitação foi mais um diálogo que tive com algumas das Associações que se apresentaram, onde se foi necessário mudar o foco ao qual era proposto a capacitação, pois se tratavam de associações de agricultores, não havia no município Associações de defesa dos direitos de criança e adolescentes. Neste debate, foi-se orientada a estas associações a criação de uma Cooperativa de Agricultores, como forma de incentivar, dinamizar e valorizar as culturas cultivadas por estes agricultores como também agregar valores a seus produtos.



Analiso o quão importante foi minha participação ao Projeto Rondon, pelo fato de conseguir demonstrar meus conhecimentos e devido ao fato de deixar multiplicadores e sugestões de mudanças no município. As trocas de informações enriqueceram muito minhas atividades bem como as atividades desenvolvidas com outros grupos. Ao conhecer a realidade do município, nos enchemos de orgulho por estar lá, por ajudar aquela pequena parcela de um Brasil, onde há problemas sociais, que na esperança de serem parcialmente eliminados futuramente, com os poucos multiplicadores que fizemos e que ficamos na expectativas de que possam divulgar ainda mais o que aprenderam e assim construírem um novo município e uma nova imagem do que é ter um Brasil justo e de todos.

Aprendi muito neste poucos dias que convivi com aquela população, e foi nesta convivência que conhecei o real sentido de uma frase bem tradicional ao que ouvi em treinamento antes de seguir para o município de Ibateguara, a seguinte frase: “As palavras CONVENCEM, mas um BOM E CORRETO EXEMPLO ARRASTA”. Este é o principal marco que carregarei de Ibateguara e de Projeto Rondon por todo a minha vida.

Gostaria de colocar aqui alguns nomes que colaboraram, seja com apoio de material, seja com explicação de conteudo, enfim que colaboraram para a grande realização deste trabalho, são eles:
Adriano Borges Domingos da Silva
Denise Beatriz Rack de Almeida
Denise Lellis
Fernanda Paula Magossi Arado
Fernando Kleber Antunes Ribeiro
Josiani Julião Alves de Oliveira
Marcilene Raymundo
Marines Ralho
Marisa Aparecida Ferreira
Nereide  Rodrigues Dias
Roberto Malta
Valter Brighet
e a todos da equipe que  PARTICIPARAM COMO RONDONISTAS do Projeto Rondon do Centro Universitario de Votuporanga-Unifev

A todas estas pessoas o meu MUITO OBRIGADO!!!


(autor: Ariel Barbosa Gonçalves)

14 comentários:

  1. O Projeto Rondon é um Curso de Brasil. Foi de uma forma rápida que conhecemos pessoas tão diferentes, termos uma troca de cultura e que com certeza, todos nós levaremos por toda vida. Parabéns pelas ações em Ibateguara, Ariel.

    Abraço
    Cleber Ferreira

    ResponderExcluir
  2. Particpar do Projeto sempre será um sentimento único por toda minha vida. Foram dias inexplicáveis, não só em minha vida, mas acho que para todos os rondonistas que estavam comigo. A cada momento era uma superação, e o aprendizado será para sempre. E tenho um grande orgulho em dizer que um dia fui rondonista na cidade de Ibategurara- AL.

    ResponderExcluir
  3. Ariel, bom saber que o Projeto é um aboa troca...você com certeza aprendeu com esta comunidade e pode repassar a eles um pouco de sua experiencia aqui no estado de São Paulo...que esta semente possa frutificar entre eles trazer melhoria na qualidade vida e superação da realidade na qual eles se encontram!!

    Bj.
    Marcilene

    ResponderExcluir
  4. Ariel, uma experiencia nunca vivida antes.. so que passou por tudo como nós que pode concordar com tudo isso.. ficara na saudade cada momento...bjjss

    ResponderExcluir
  5. Projeto Rondon é uma aula de vida de Brasil , tenho certeza de que vc voltou com outra mentalidade, vc adquiriu uma bagagem que não tem preço, e com certeza vc terá muito conhecimento a dividir com nós,sucesso , bjs

    ResponderExcluir
  6. Querido Amigo, adorei ler a sua experiência, que como se observa foi riquíssima!!! Tenho certeza que foi uma troca muito importante na sua vida: vc ensinou e aprendeu ao mesmo tempo. Toda esta bagagem de conhecimento que trouxe em muito contribuirá para sua formação profissional. Mas vai mais além, pois contribuiu tbem para aprimorar suas qualidades enquanto ser humano. Desejo que vc sempre continue com esse progresso para que consiga chegar cada vez mais alto, mas sempre com equilibrio. Um grande beijo no coração.

    ResponderExcluir
  7. O Projeto Rondon foi um dos maiores vivência que tive em minha vida, pude conhecer o Brasil não somente no mapa, mas sim conheçé-lo realmente ve-lo dia a dia, ver a miséria de um povo, que esta como um dos estados mais pobres de todo Brasil, mas vi a vontade de mudar desse povo, seus olhos brilham, cheios de esperança, brilham por dias melhores, vi pessoas que tem vontade, só não possuem oportunidades, conheci meu amigo Paulo, em dois dias Paulo já estava fotografando, muito bem, o que lhe faltava so oportunidade, vi crianças que nos ajudaram a pintar, com vontade, de gente grande, o que lhe faltam? Pergunto. Oportunidade. Vi um povo sofrido, mas esperançoso, o qual é discriminado diariamente, quem já não ouviu dizer que nordestino preguiçoso, isso é discriminação, devia dar cadeia, e inafiançavél, pois degrine a honra de um povo de uma região, onde é difícil conseguimos ter respeito, e ainda mais retomá-lo novamente. Ma fico feliz em ter ajudado pelo menos com um pouco de mim, um dia essa semente vingará colherei frutos. Fico preocupado com os municípios que não foram abrangidos pelo projeto, em um futuro próximo espero que o governo aumente o número de cidades abrangentes. E sei que um futuro próximo, não se lembrarão do meu nome, Dwight, mas se lembrarão da gente como esperança, uma esperança que passou pelo municipio para poder dar melhoria de vida a população. E ai sim me sintirei gratificado, pois se me sentirei nobre, pois consegui juntar tesouros, que são incalculáveis, tesouros de que adiquirimos quando ajudamos ao próximo.

    ResponderExcluir
  8. Nossa hein... que pessoa mais determinada!!
    Adorei a matéria alvejante!! Isso mostra que a experiência foi muito satisfatória pra todos nós!! Valeu a pena... ♪♪ Beijao.

    ResponderExcluir
  9. Cara PARABÉNS pelo trabalho excercido em Ibateguara, o Projeto Rondon foi de grande valia para a população Ibateguarense. Que esse projeto também tenha te proporcionado o objetivo, que tinhas em mente.
    Jamais será esquecido por nós...
    Abração.

    ResponderExcluir
  10. Nossa, deve ter sido uma bela experiência. Parabéns pelo trabalho!!

    ResponderExcluir
  11. Parabéns a todos e todas do Projeto Rondon que deixou marcas ao povo ibateguarense... Precisamos q vcs voltem a cada ano!

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pelo trabalho em Ibateguara, Ariel. Muito legal.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  13. OLHA! EU MORO NO POVOADO DE ROÇADINHO, SEI Q NOSSO POVOADO TEM MUITO O Q CRESCER AINDA, MAS AGRADEÇO OS ELOGIOS REÇEBIDOS, SAIBA Q ESTAREMOS SEMPRE DE BRAÇOS ABERTO PARA TODOS VC OBG.

    ResponderExcluir